Os vinhos da Borgonha : classificação das AOC e noção de Climats
A vinha, já existente é cultivada pelos Eduens, ou importada pelos Romanos ? O debate permanece aberto ! Mas sabemos, com ajuda da arqueologia, e dos registros, os rastros de vinha na Borgonha, nos levam até o século 1 D.C.
O vinho da Borgonha, região viticola, quase totalmente em mono casta ( pinot noir para o vinho tinto e chardonnay para o vinho branco) é mesmo a essência do vinho do Terroir, quer dizer que o vinho retira sua tipicidade do solo, da situação geográfica e climática do vinhedo, o que chamamos na Borgonha de « Climats ». O que é valorizado na Borgonha: o terroir. E o que vai dar a classificação nos vinhos na Borgonha.
Antes de definir a noção de terroir e esta de climat, iremos relembrar os níveis de apelações dos vinhos da Borgonha, será nosso capítulo 1.
Há 4 níveis de apelação para os vinhos da Borgonha. Estas são reconhecidas em AOC : Appellation d’Origine Contrôlée (Apelação de Origem Controlada) : label criado em 1936 para os vinhos da Borgonha que certifica a proveniência dos vinhos e as origens vitícolas e vinícolas. Estes procedimentos são típicos da história e das tradições da nossa região, a Borgonha:
O que define a classificação do vinho é sua proveniência, que quer dizer proveniência das vinhas e não o nome do produtor ou o gosto de alguns críticos.
- Apelação Regional: BORGONHA (Chardonnay, Pinot noir, Aligoté, Gamay) :
Existem 23 apelações regionais. Todas as vinhas situadas em baixo da encosta e na parte plana da Saône são classificadas apelações regionais. Aqui a terra é rica e profunda, a água estagna. As raízes das parreiras não irão se aprofundar e a importância da quantidade de água preenche a uva de líquido, este produto de volume, ou seja menos concentração em aromas, açúcares, compostos fenólicos, antocianinas… Há, claramente, diferenças entre o sul e o norte da Borgonha, entretanto é o vinho mais simples. É o 1° nivel de apelação, produzimos entre 55 e 75hl/ha.
2. Apelação Comunal : ex : 2. MEURSAULT, POMMARD, NUITS-SAINT-GEORGES :
Existem 44 apelações comunais na Borgonha reconhecidos em AOC. Todas as vinhas plantadas na parte inferior da encosta, ou tudo na parte mais alta da encosta são classificados comunais ( =village). Menos profundos e menos preenchidos de água que as apelações regionais, os solos das apelações comunais são, ainda assim, bem ricos como na parte inferior da encosta. Na parte acima da encosta, é o inverso, a inclinaçao é importante e este pode ser um problema: erosão dos solos, cansaço e extração dos pés das parreiras e falta de água.Outro fator, no alto da encosta as temperaturas são mais amenas, algumas parreiras, podem carecer de maturiade. Está aqui, então, o 2° nivel de apelação; produzimos por volta 40 e 60 hl/ha no máximo. Os vinhos são menos complexos, menos maduros, menos concentrados, mas constatamos as diferenças entre os vilarejos. Por isso designamos pelo nome do vilarejo. Conhecemos bem os famosos MEURSAULT, conhecido pela gordura e sua riqueza, ou os renomados NUITS-SAINT-GEORGES, reputados pelo sua estrutura sólida, dadas pelos taninos da Côte de Nuits.
3. Apelação 1° Cru : ex : BEAUNE 1° CRU, GEVREY-CHAMBERTIN 1° CRU :
São, em geral, as parreiras no meio da encosta entre 250 e 350 metros de altitude, ou a exposição ( Leste a Sudeste) face ao sol e as inclinações são melhores. Esta representa por volta de 10% da produção dos vinhos da Borgonha. A altitude não é muito fria, as inclinações são moderadas, os solos são complexos, a exposição do sol nascente. É então a melhor zona para produzir os vinhos. É o 3° nível da apelação, produzimos entre 40 e 60hl/ha no máximo; os vinhos são de uma diversidade incrível, ricos ou refinados, bela longividade na boca. Frequentemente vinhos de guarda e de refeições. Constatamos que quanto mais nós subimos na classificação, mais a zona de localização das parreiras é pequena, precisa e típica ; 635 climats são classificadas em 1°cru.
4. Apelação Grand Cru : ex : ROMANEE-CONTI, LE MONTRACHET, RICHEBOURG, CHABLIS :
Como os 1°Cur, os GRANDS CRUS estão situados no meio da encosta, mas a localização das parreiras é ainda mais excepcional, única, autêntica e rara. Existem 33 Grands Crus na Borgonha, isto representa por volta de 1,5% da produçao dos vinhos da Borgonha. Eles são provenientes, seja de um único climat, que é único: ex ROMANEE-CONTI, seja de uma pequena zona que possue uma situação excepcional: ex: Chablis GRAND CRU, constituído de 7 climats; outro exemplo: a Colina de Corton com seus CORTON, CORTON CHARLEMAGNE, CHARLEMAGNE, constituídos também de vários climats (27). São vinhos complexos, constituídos de aromas e de sabores raros; eles são equilibrados, ricos, finos e potentes.
Aqui está o 4° nivel da apelação, que está no alto da pirâmide. Produzimos entre 35 e 50hl/ha no máximo. Limitamos, voluntariamente os rendimentos, é o resultado da noção de terroir, que chamamos na Borgonha, os Climats ou os lieux-dits.
Se vocês tiverem questões, não deixem de entrar em contato através do Blog, eu responderei com prazer.
Saudações vinícolas,
Michel Mendonça Técnico Enólogo
contactmichelmendonca@gmail.com
Pas de commentaire