Ainda falando de vinho: Borgonha do Sul.

Quando falamos da Borgonha, pensamos logo em Beaune, Dijon, Chablis, mas não podemos esquecer que na parte sul da Borgonha existem excelentes vinhos rodeados de uma paisagem charmosa e relaxante.

 

A região do Maconnais é marcada pela sequência de colinas leste/sudeste, favorecendo o cultivo da vinha , até o século 18 a região tinha como casta principal o Gamay, no século  seguinte o chardonnay foi implantado e  esta casta se deu muito bem no tal território e hoje  representa mais de 80% da plantação.

 

Na pequena cidade  « La Roche-Vineuse » me chamou atenção, o domínio  vitícola familiar do séculoXIXque  possui uma coleção de objetos antigos da viti-vinicultura, podemos visitar os locais onde os vinhos são vinificados  e aprender sobre a  profissão do vinicultor no séculoXXI.

 

O domínio possui ainda uma bela adega abobadada,  do século XVIII, um guia anima a degustação contando um pouco da história  e descrevendo com paixão os vinhos do domínio.

 

A entrada do museu custa 7,50 e é gratuita para menores de 16 anos, cada entrada adquirida uma garrafa é oferecida, as degustações são gratuitas.

Pas de commentaire

Ecrire un commentaire