Côte de Beaune e Côte de Nuits.

Aos apaixonados por vinhos sejam eles profissionais ou turistas e que sonham em conhecer a rota dos vinhos na Borgonha –França.

 

 

 

Como disse antes Beaune é a capital dos vinhos da Borgonha, hoje vou falar um pouco mais do que está nos arredores de Beaune : A côte de Beaune  e a Côte de Nuit.

 

A Côte de Beaune se estende de Ladoix –Serrigny até a encosta de Maranges (não mais na Cote d’Or e sim na Saône Loire um outro departamento da Borgonha), passando pelas cidadezinhas de : Pernand-Vergelesses, Aloxe-Corton, Savigny-Lès- Beaune, Chorey-Lès-Beaune, Beaune, Pommard, Volnay, Monthélie, Saint-Romain, Auxey-Duresses, Meursault, Puligny-Montrachet, Chassagne-Montrachet, Saint-Aubin e Santenay.

 

Na côte de Beaune há produção vinhos brancos e tintos, provenientes, respectivamente ,do chardonnay e pinot noir, entretanto Volnay e Pommard produzem, somente, vinhos tintos.

A côte de Nuit de Dijon até  Corgolain, passando por 8 vilarejos extremamente conhecidos pela produção de vinho tinto : Marsannay (produz também vinho rosé), Fixin, Gevrey-Chambertin, Morey Saint- Denis, Chambolle-Musigny, Vougeot, Vosne-Romanée e Nuits-Saint-Georges (produzindo também Côtes de Nuits-Villages).

 

 

O ideal é alugar um carro seja em Dijon ou em Beaune e percorrer de carro a « Route de Grands Grus », cada vilarejo tem sua particularidade e alguns restaurantes bem aconchegantes e além das vinhas um imenso patrimônio histórico e arquitetural.

Pas de commentaire

Ecrire un commentaire