Beaune: a capital dos vinhos da Borgonha.

Beaune é a capital dos vinhos da Borgonha, uma cidade fortificada, nela  ainda se encontram os vestígios  de uma cidade fortificada,  antigas  torres de castelos  (bastiões) que hoje pertecem  as inúmeras « caves » da região.

Visitar Beaune é unir o passado e o presente em um único lugar, uma cidade dinâmica, carismática que nos seduz e sempre queremos voltar.

Em Beaune não pode falta o « Hotel-Dieu », ou conhecido também como « L’Hospice de Beaune », antigo hospital, pois hospice no francês antigo significava hospital, o fundador foi Nicolas Rolin junto com sua esposa Guigone de Salins, em 1443, Nicolas Rolins queria fazer uma obra de caridade, por isso a   construção do Hotel-Dieu,  o que nos chama atenção são as telhas coloridas, que com o passar do tempo se tornaram um ícone da Borgonha. Todos os terceiros domingos de novembro acontece o grande leilão dos vinhos do « Hospice de Beaune » o dinheiro arrecadado vai para os asilos e os hospitais da região.

Hotel Dieu Beaune

 

O que mais visitar em Beaune ?

 

O museu do vinho « Musée de vin de Bourgogne » classificado em 1924 como Monumentos histórico o antigo hotel dos Duques da Borgonha se transformou em museu no século XX, o museu apresenta a história da vinha e do vinho  a partir  da Antiguidade até os dias de hoje., as condições naturais  da terra e até mesmo os tipos de garrafas  e barris.

 

La Collegiale Notre Dame-  Uma das grandes igrejas romanas da Borgonha.

 

 

A Mostardaria Fallot- Com um percuso lúdico, você descobrirá as tradição da mostarda e sua história, e também as etapas da fabricação da mostarda, ainda mantem em moinhos de pedra.

 

 

 

Não deixe de flanar, pelo centro da cidade , onde  encontramos boutiques charmosas, lojas com especialidades da Borgonha, e para almoçar se você é apaixonado por vinho e quer conhecer um pouco da gastrônomia da Borgonha,  visite  o restaurante Loiseau de Vignes ao lado do hotel  Cep, o restaurante pertence ao grupo Bernad Loiseau, e  você ainda pode experiementar diversos vinhos na taça, mesmo as safras mais antigas e os mais raros, mais de 70 opções, a taça da vinho varia entre 5 e 45 euros e entrada, prato, sobremesa a partir de 28euros. (http://www.bernard-loiseau.com/fr/beaune-loiseau-des-vignes.php#beaune-carte-menus.php)

Nos próximo artigo falarei das rota do Vinhos Cote de Beaune e Cote de Nuits.

 

 

Pas de commentaire

Ecrire un commentaire